Administração - Sexta-feira, 24 de Março de 2023

Conheça + : Chefe do Departamento Pessoal e RH Adriano

Conheça   +  : Chefe do Departamento Pessoal e RH Adriano

Esta edição do “Conheça +” traz uma grande referência de servidor do Paço Municipal, afinal, são 14 anos a frente do Departamento Pessoal e Recursos Humanos da Prefeitura de Flora Rica, Conheça + o chefe de setor, Adriano José de Souza.

Durante estes 14 anos de serviço público, Adriano sempre esteve no Departamento Pessoal e Recursos Humanos. “Nos primeiros 10 anos, aproximadamente, estive neste setor como escriturário auxiliando o ex-funcionário público Valdemir Domingues (Nego), o qual agradeço por todo conhecimento transmitido. Hoje, como chefe do setor, vejo toda esta experiência como etapa fundamental para chegar até aqui com qualidade em serviço”, destacou Adriano.

Para o chefe do Setor Pessoal, a melhor parte do seu trabalho são as admissões. “Admitir novos servidores é extremamente gratificante, afinal, é o momento que agregamos novas possibilidades para a vida desta pessoa, como também, para o ambiente profissional o qual ela será inserida”, afirma.

Dentre as atividades diárias no setor, Adriano lida com a folha de pagamento, adiantamentos de salário, emite certidões de tempo de serviço, abonadas, férias, admissões, demissões, entre outros; além de garantir informações ao Tribunal de Contas através do sistema Audesp. “Toda vida funcional do servidor passa por aqui”, explicou.

Adriano também acompanhou todo o processo de modernização do departamento, que hoje é 80% digital. “Este setor requer constante atualização, por isso busco cada vez mais novos conhecimentos na área”, ressaltou o chefe do Departamento Pessoal e RH.

Na busca de novos conhecimentos para garantir melhorias no setor, Adriano iniciou sua graduação superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.

Ainda segundo Adriano, outro grande proveito conquistado neste setor é a troca de experiência com os próprios funcionários. “Quanto mais perguntas recebemos, mais possibilidades de pesquisarmos e logo, aprendermos sobre a vida pública, por isso é muito vantajoso criar este elo com o servidor”, explicou.

E para quem está chegando ou pretende iniciar a vida no serviço público, nada melhor do que os conselhos de um Chefe de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, portanto, fica a dica de Adriano. “Ter comprometimento, pontualidade e atitude podem fazer toda a diferença na sua trajetória como servidor público, não importa a função ou cargo que estiver. Busque sempre novos conhecimentos e habilidades para melhorar cada vez mais o atendimento ao público, e logo, sua evolução profissional”, destacou Adriano.