Educação - Segunda-feira, 24 de Abril de 2023

Conheça +: Professor Pedro

Conheça +: Professor Pedro

Precursor de várias modalidades, eventos, e participações esportivas do município, além de ser responsável por trazer diversas conquistas em medalhas de ouro, prata e bronze; esta definição resumo um pouco sobre nosso profissional de hoje. Conheça +, o professor de Educação Física, Pedro Olivieira Bussola.

Pedro Bussola, o “Seu Pedro” possui uma trajetória pioneira no município, afinal, foi ele responsável por levar o nome “Flora Rica” para vários eventos esportivos intermunicipais e até interestaduais pela primeira vez; evidenciando novos atletas e consagrando o Esporte Municipal como destaque nestas participações.

Sua trajetória em Flora Rica começou em 1999, através da atuação na Escolinha de Futebol com três categorias. Foi lá que seu Pedro acompanhou a revelação de grandes atletas profissionais. “Alguns alunos que passaram pela escolinha, já tiveram importantes participações no futebol profissional, entre eles, o Neto, Paulo, Tuca, Pitico e vários outros. Isso é muito gratificante”, ressaltou o professor.

Além da Escolinha de Futebol, o professor Pedro também realizou uma marcante história na Escola Municipal, onde garantiu a participação das crianças e jovens florarriquenses nos Jogos Escolares, Regionais e da Juventude nas modalidades de vôlei, futsal e atletismo. “Conquistamos várias medalhas de ouro, prata e bronze, porém, o mais importante foi garantir estas experiências e evidenciar o esporte na vida destes jovens”, destaca Pedro.

A definição de precursor não foi em vão, pois a palavra “primeiro”, repercutiu diversas vezes na nossa entrevista. Seu Pedro foi o primeiro professor a levar Flora Rica para os Jogos Regionais com as modalidades Futsal, Vôlei feminino, inclusive, medalhar no atletismo e futebol. Também foi o primeiro a participar dos Jogos da Juventude, JORI (Jogos Regionais do Idoso) e JAI (Jogos Abertos do Idoso).

E por falar neste público, seu Pedro trabalhou por 15 anos com a “Melhor Idade”, onde realizou 12 participações nos JORI, medalhando ouro, prata e bronze e mais cinco participações nos JAI (final estadual) na natação, atletismo, dominó e dança de salão.

E não para por ai! O professor também atuou como presidente da Melhor Idade, onde promoveu várias excursões regionais e interestaduais, garantindo momentos de lazer e entretenimento que ficaram na memória de todos. “A última excursão realizada no município foi durante meu exercício como presidente, no ano de 2013 para a cidade de Caraguatatuba. Poder proporcionar esses momentos ao grupo da Melhor Idade foi uma grande realização”, disse.

Atualmente seu Pedro foi afastado do Esporte, devido a problemas de saúde (ponte miocárdica), por isso, vem auxiliando no atendimento da Biblioteca Municipal. “Sou apaixonado pela Educação Física. Se o tempo voltasse, faria tudo novamente, porém, hoje infelizmente com problemas de saúde, tive que me afastar das atividades, mas tenho muito orgulho de ser substituído pelo professor Roberto Nardi, o Pitico, que também foi meu aluno e hoje segue com nossa missão de levar o esporte a todos, de forma brilhante”, destacou Pedro.

Parabéns seu Pedro, por esta linda trajetória que fez toda a diferença no Esporte Municipal, e sem dúvidas, na vida de vários florarriquenses!