Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 28 de Julho de 2023

Destinação correta do lixo sólido

Pela primeira vez na história do município, o lixo sólido e orgânico terá uma destinação correta, de acordo as diretivas ambientais.

Destinação correta do lixo sólido

O aterro sanitário foi desativado esta semana pela administração municipal e agora, o lixo urbano será enviado para um aterro de tratamento em Adamantina-SP.

A coleta do lixo urbano continua sendo realizada pelo caminhão da prefeitura por três dias da semana (segunda, quarta e sexta), porém, ao invés de enterrar no aterro; o material será depositado na caçamba da empresa "Nova Alta Paulista", que uma vez na semana estará a levando para descarregar em local adequado.

De acordo com o prefeito Fábio, o descarte correto do lixo sólido é um dever do município, já que enterrá-lo traz danos ao Meio Ambiente, e logo, população. "Abrir valas e enterrar não é uma destinação correta, pois destrói o solo, o chorume vai para os lençóis freáticos, contaminando a água potável que consumimos", explicou o prefeito.

Outro benefício ambiental desta ação é o de contribuir para o combate ao efeito estufa, proveniente da liberação de gases produzidos na decomposição do material orgânico, além disso, quanto destinado ao aterro de tratamento, possibilita o aproveitamento do Biogás para geração de energia.

Vale destacar, que esta medida também atende a necessidade do município em relação ao próprio aterro municipal, que já se encontrava bem saturado e com uma locação alta.