Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024

Município adere programa Mais pecuária Brasil para melhoramento genético de rebanho leiteiro e de corte

A secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente anuncia um investimento inédito para a economia da zona rural: o melhoramento genético do rebanho leiteiro ou de corte, de forma gratuita.

Através de um acordo de cooperação entre município e Estado, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER); os pecuaristas florarriquenses poderão garantir este melhoramento genético do rebanho leiteiro ou de corte, por meio da inseminação artificial.

Com a execução dos trabalhos de campo sob a supervisão de profissionais altamente capacitados; o projeto visa beneficiar os rebanhos, garantindo o acesso a protocolos hormonais de excelência para aprimorar a qualidade e o potencial genético dos animais. Vale destacar, que os produtores não arcam com nenhum custo financeiro.

Para garantir o benefício, o pecuarista deve possuir residência e domicílio no município, curral em condição de uso, local para contenção adequada dos animais, pasto com cerca e que supra a necessidade nutricional dos animais e cochos em quantidade adequada para mineralização.

Também é necessário realizar o cadastro no programa "Mais pecuária Brasil" na Casa da Agricultura com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Inaldo ou com a servidora Mara.

Já o rebanho deve estar em dia com o Órgão de Defesa Sanitária estadual, além de estar vermifugado, ECC mínimo de 2,5 numa escala de 1 a 5.

Todo o processo, desde o trabalho de campo à inseminação do gado para melhoramento genético, será conduzido pela CONAFER, inclusive, o acompanhamento profissional segue até o nascimento do animal.

A confederação ainda se compromete a entregar até 600 prenhezes por ano no município, totalizando 2.400 prenhezes ao final do programa, podendo este número ser menor, de acordo com o tamanho do rebanho do município.

Na Casa da Agricultura de Flora Rica, o pecuarista ainda poderá analisar o catálogo das raças com índices genéticos, morfologias e demais características do animal. "Através desta iniciativa, possibilitamos aos pecuaristas e empreendedores familiares a participação ativa no desenvolvimento do setor pecuário de Flora Rica", destacou o prefeito Fábio.