Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

8º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo 2024

8º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo 2024

No último dia 24 de abril, Flora Rica foi representada no 8º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo 2024, através da participação do secretário municipal do Meio Ambiente Inaldo e dos servidores municipais Mara, Fabrício, José Antônio e Vinicius.

O evento, realizado em parceria com a Coordenadoria de Proteção, Defesa Civil Estadual, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Santo Anastácio e o 14º Grupamento de Bombeiros, reuniu representantes de 53 municípios da região de Presidente Prudente.

"O objetivo principal desse treinamento é capacitar os municípios para ações preventivas diante dos desafios da estiagem e formar brigadas municipais aptas a combater incêndios em cobertura vegetal", explicou Inaldo.

Dentre as atividades programadas foram realizadas instruções técnicas abrangendo diversos temas essenciais, tais como: Plano de Contingência, Previsão Meteorológica, Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem e Regras de Segurança em deslocamento no terreno.

A parte prática do treinamento consistiu em exercícios de campo ministrados pelo Corpo de Bombeiros, organizados em Bases que abordaram técnicas de combate direto e indireto, além da exposição de materiais básicos fundamentais para equipes de combate a incêndios florestais.

Ao término do treinamento, seguindo critérios estabelecidos pela Resolução da CEPDEC/SP, os municípios participantes estarão aptos a solicitar um Kit estiagem, que servirá como importante recurso auxiliar no combate a incêndios florestais.

A participação dos servidores no treinamento também garante pontuação no Programa "Município Verde Azul" e "Município Agro".