Saúde - Terça-feira, 02 de Julho de 2024

Ação de Saúde Ocular nas Escolas Municipais

Ação de Saúde Ocular nas Escolas Municipais

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma importante ação de saúde ocular nas escolas municipais, com foco na identificação e prevenção do tracoma. O tracoma é uma afecção inflamatória ocular que, devido à sua natureza recorrente, pode causar cicatrizes na conjuntiva palpebral superior, afetando a visão.

O trabalho, conhecido como inquérito escolar de tracoma, envolveu a realização de exames oculares externos em crianças de 1 a 9 anos, a faixa etária mais acometida pela forma ativa da doença.

Utilizando lupas binoculares com aumento de 2,5 vezes, os técnicos buscaram sinais clínicos da doença, como a presença de folículos, cicatrizes na conjuntiva palpebral superior e alterações na posição dos cílios. O diagnóstico do tracoma é clínico epidemiológico, exigindo a observação cuidadosa desses sinais.

Para a execução dos exames, o município contou com a presença dos técnicos da GVE de Presidente Venceslau: Eliz Márcia da Silva Vruck E Priscila Carla de Almeida.

A ação foi essencial para a identificação precoce de casos e a implementação de medidas preventivas, contribuindo significativamente para a saúde ocular das crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a colaboração indispensável da Coordenadora da Educação Infantil, Valéria, e da Diretora da Escola Municipal, Ana Luiza, que foram fundamentais para o sucesso desta iniciativ