.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
a Educação municipal, reunindo gestores, professores, especialistas e estudantes em dois importantes momentos voltados ao fortalecimento da aprendizagem.
Educação de qualidade: Alinhamento pedagógico e inovação marcam ações nesta semana
A última sexta-feira (15) foi de grandes conquistas para a Educação municipal, reunindo gestores, professores, especialistas e estudantes em dois importantes momentos voltados ao fortalecimento da aprendizagem.
Pela manhã, a EMEFEI Prof. Armando Lopes Moreno recebeu os especialistas Aline Pinheiro e Rodrigo dos Anjos, do SESI/SP, para a Reunião de Alinhamento do Programa Gestão Nota 10 (GN10). O encontro teve como foco a correta utilização das planilhas do programa e a implementação de dados na Plataforma FAROL, ferramenta que oferece suporte à gestão autônoma e baseada em evidências.
Entre os temas debatidos, estiveram a frequência e o rendimento escolar, o acompanhamento dos alunos da zona rural, a análise de relatórios qualitativos de observação de aulas, além da definição de metas e ações para o avanço dos resultados. A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal com a educação de excelência e a valorização do trabalho pedagógico.
No mesmo dia, a escola também foi palco de uma experiência inovadora com o projeto “Treineiros do Saber”, que reuniu alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio da EE Guilherme Buzinaro e da própria EMEFEI Armando Lopes Moreno.
Inspirado em metodologias ativas e na gamificação, o evento transformou o aprendizado em uma grande competição saudável, promovendo interatividade, protagonismo e espírito de equipe. Divididos em grupos, os estudantes enfrentaram desafios interdisciplinares organizados em diferentes “levels”, avançando até chegar ao grande desafio final. A atividade foi embasada em dados das plataformas BI, Prova Paulista, simulado SAEB e rendimento escolar, contribuindo para a recomposição e o aprofundamento da aprendizagem.
Mais do que diversão, o “Treineiros do Saber” preparou os jovens para importantes avaliações externas, como o SARESP e o Provão Paulista, além de desenvolver competências socioemocionais alinhadas à BNCC.