.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
.
.
Notícias por Categoria
A psicóloga do CRAS, Daiane Miranda e a assistente social Thaís Rota participaram, nos dias 30 e 31 de março, da Capacitação Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, realizada na cidade de Campinas.
A psicóloga do CRAS, Daiane Miranda e a assistente social Thaís Rota participaram, nos dias 30 e 31 de março, da Capacitação Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, realizada na cidade de Campinas.
Promovido com o objetivo de qualificar o atendimento prestado por profissionais da assistência social, o curso abordou práticas fundamentais para o acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), serviços que já são executados no município pelas profissionais.
Durante o primeiro dia de programação, foram apresentados conteúdos voltados aos serviços de proteção social ao adolescente, incluindo checklist de acolhida inicial, roteiro para a primeira entrevista com o jovem em medida socioeducativa e orientações sobre como explicar a LA ou PSC de forma clara, sem ameaças e sem promessas que o serviço não pode cumprir.
A capacitação foi ministrada pela psicóloga e docente mestre Márcia Fernanda de Oliveira Maia, especialista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculada à Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O curso teve como foco principal a qualificação prática do trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de estudos de caso e do manuseio de instrumentos técnicos, como o Plano Individual de Atendimento (PIA) e relatórios destinados ao Poder Judiciário.
A participação das profissionais reforça o compromisso do município com o aprimoramento contínuo dos serviços ofertados, garantindo um atendimento mais humanizado, técnico e eficiente aos adolescentes acompanhados pelo CRAS, contribuindo diretamente para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social.