Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 01 de Março de 2023

Prefeito busca novas soluções para a disposição adequada e ambientalmente correta dos resíduos sólidos

O prefeito se reuniu com vereadores e secretários municipais, a fim de buscar soluções para reduzir os impactos causados pela disposição dos resíduos sólidos no aterro municipal.

Agir de forma sustentável e ambientalmente correta está entre as principais condutas da atual administração. Segundo o prefeito Fábio Luiz Florentino de Faria, “novos projetos em prol do Meio Ambiente serão priorizados no decorrer deste ano para que o município volte a ser referência em ações do Selo Verde”, destacou.

Seguindo este objetivo, o prefeito se reuniu com vereadores e secretários municipais, a fim de buscar soluções para reduzir os impactos causados pela disposição dos resíduos sólidos no aterro municipal.

Na oportunidade, as autoridades municipais receberam um representante de uma Central de Tratamento e Destinação de Resíduos, que apresentou os serviços oferecidos, além dos benefícios e melhorias da disposição adequada do lixo urbano em aterro terceirizado.

Dentre os benefícios, a destinação para a Central de Tratamento contribui para o combate ao efeito estufa, proveniente da liberação de gases produzidos na decomposição do material orgânico, evita a contaminação do solo e água, além disso, possibilita o aproveitamento do Biogás para geração de energia.

Ainda de acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Inaldo Nascimento, a busca por uma nova solução para a disposição dos resíduos sólidos também atende a necessidade do município em relação ao próprio aterro municipal, que já se encontra bem saturado e com uma locação alta.

Estiveram presentes na reunião com o prefeito Fábio e representante da Central de Tratamento, os vereadores Nilson, Maria Aparecida, Ronie, secretários municipais Osmar (Obras), Inaldo (Meio Ambiente) e encarregado dos serviços de Estrada e Limpeza Paulo Fernando.