Flora Rica, uma pequena cidade com grandes corações, orgulha-se de ser o berço de muitos talentos que florescem além de suas fronteiras.
Entre esses talentos, hoje destacamos no nosso quadro “Filhos de Flora Rica
”, Francis Moraes, cuja trajetória de dedicação e superação é uma inspiração para todos. Atualmente, radicado em Sorriso, no Mato Grosso, Francis é um exemplo de como a paixão pela educação podem transformar vidas.
Francis Moraes formou-se em Letras em Junqueirópolis-SP e sua trajetória acadêmica continuou com uma especialização em Psicopedagogia Institucional. Atualmente, cursa mestrado profissional em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso.
A caminhada de Francis não foi fácil. Durante sua graduação, atuou como educador no Programa Escola da Família em várias cidades da região, incluindo Flora Rica. Aqui também, desempenhou diversas funções, desde servente de pedreiro até ajudante geral e trabalhador rural.
Em fevereiro de 2008, Francis deixou Flora Rica em busca de novas oportunidades em Sorriso, Mato Grosso. “Minha família sempre teve o básico, mas com o apoio de amigos e familiares, consegui viajar e me estabelecer em Sorriso,” recorda Francis.
Ao chegar a Sorriso, Francis rapidamente encontrou seu lugar no campo educacional. No dia seguinte à sua chegada, já estava ministrando 20 aulas. Desde então, trabalhou em dezenas de escolas municipais, estaduais e particular. Em 2013, assumiu um concurso público na prefeitura municipal. “Trabalhei durante o primeiro ano me locomovendo de bicicleta, chegando a lecionar 72 aulas semanais. Confesso que não foi fácil, mas eu tinha um propósito”, afirma Francis.
Atualmente, Francis Moraes é professor na Escola Municipal Primavera e também desempenha a função de professor formador de Língua Portuguesa e Inglesa no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação. Nessa posição, ele planeja e ministra cursos de formação continuada para professores da rede municipal.
Ele, que não tem apenas o sobrenome de poeta, mas também o talento, vem desenvolvendo projetos de incentivo à leitura e produção de poemas, inspirando seus alunos a explorarem a criatividade e o amor pela literatura. “Tenho alguns poemas inscritos e já tive oportunidades de declamá-los em ocasiões especiais. Assim que defender a tese do mestrado, publicarei um livro de poemas”, ressaltou.
Francis continua a expandir seus horizontes e a inspirar aqueles ao seu redor, inclusive, é um exemplo de que, com determinação e trabalho árduo, é possível alcançar grandes feitos. “As pessoas não mudam; melhoram por algum motivo,” diz ele, citando uma de suas frases motivacionais favoritas.
Levando o nome de Flora Rica nessa trajetória de sucesso, o professor não só se destacou na educação, mas também contribuiu para a vida social da comunidade. Junto com amigos, muitos deles conterrâneos, fundou o Siricuticu F.C., cujo nome é uma homenagem às animadas resenhas do Bar do Zé Brito. "Por onde ando, sempre falo de onde vim! Tenho orgulho da minha terra; Flora Rica!".
Parabéns Francis, seu caminho é uma verdadeira homenagem ao poder transformador da educação e ao valor de nunca desistir dos próprios sonhos.
Sobre o projeto: O objetivo deste projeto é incentivar os jovens florarriquenses, alunos das escolas Prof. Armando Lopes Moreno e Pref. Guilherme Buzinaro, a acreditarem na referência da Educação Municipal como porta para um futuro promissor.
O projeto também é uma forma de homenagear, quem segue levando o nome de Flora Rica com grande triunfo.
E você? Tem alguém que gostaria de ver nesta publicação, marque o @ de quem também merece ter sua trajetória profissional compartilhada aqui.
Flora Rica