Vigilância Sanitária realiza análise mensal da água para garantir mais qualidade no consumo da população
A qualidade da água consumida diariamente pela população é uma questão de saúde pública e bem-estar; diante disso, a Vigilância Sanitária Municipal realiza mensalmente a análise da água em cinco residências, como parte do compromisso com a saúde coletiva.
A coleta é feita pela enfermeira Carla, coordenadora da Vigilância Sanitária, que avalia parâmetros essenciais como o pH e a quantidade de cloro na água. Esses dados são fundamentais para garantir que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade recomendados, prevenindo doenças e protegendo a saúde dos moradores.
É importante lembrar que a Sabesp também realiza coletas semanalmente e mensalmente, como parte do monitoramento contínuo. Já a Vigilância Sanitária complementa esse trabalho com sua coleta mensal, oferecendo uma verificação adicional e independente da qualidade da água que chega até as casas.
De acordo com a coordenadora Carla, dentre os benefícios dessa ação, a vigilância garante que a água esteja própria para o consumo humano, ajuda a prevenir surtos de doenças de origem hídrica, além de reforça o controle de qualidade junto aos serviços prestados pela Sabesp.
Flora Rica